Beleza

Cabelo: o que tenho feito com ele, o que ele tem feito comigo!

domingo, fevereiro 23, 2014

Olá, meninas!

Quero começar avisando que o post vai ser grande, mas vou falar sobre corte químico, loucura com cabelo, cuidados, então, que estiver passando por apuros, acho que vale a pena ir até o fim.

cabelo-com-corte-quimico-4

Ano passado, postei várias posts sobre produtos para crescimento de cabelo, Projeto Cabelão…

Bem, a falta de disciplina não me deixou dar continuidade. Mas, apesar de eu não estar contente, as pessoas notaram um crescimento em meu cabelo sim.

Eu percebi que ele ficou mais macio, mais cuidado. Porém, o ser humano nunca está satisfeito com o que tem e eu resolvi que queria meu cabelo vermelho novamente.

No fundo eu sabia que era arriscado. Muuito arriscado! Eu havia colocado tintura escura no cabelo, estava adepta à selagem (que tem formol) e, para que meu cabelo conseguisse o tom que eu queria, precisava de uma decapagem (uma forma de descoloração). Isso prejudicaria muito meus cabelos.

Sem contar que era uma escolha: cabelos vermelhos ou alisados. E ponto final!

Pois bem, aos poucos fui tinturando meu cabelo com vermelho. Ele foi pegando reflexos aos poucos e parecia estar firme. Eu aproveitava (e abusava) o pós química, que os fios ficavam mais claros e metia o vermelho para imperar, mesmo sem cuidar do cabelo antes, para aproveitar as escamas abertas mesmo.

É… isso não podia dar certo.

No final do ano, dei uma de louca. Fiz uma decapagem caseira no comprimento dos fios (supostamente de leve) e pintei os cabelos. A cor começou a parecer com o que eu queria! No dia do meu aniversário, eu resolvi radicalizar!

Precisava dar uma amenizada nas raízes supermegaafro e, claro, uma reforçada nos cabelos de Ariel. Havia comprado uma Escova Exxa (sem formol), a guanidina de costume e as tinturas Contrasti Vermelho Rosso Alfapart e Nutrisse Vermelhos Especiais (não me lembro a cor).

Saliento que fiz tudo sozinha, por minha conta e risco, sem consultar a ninguém. Mesmo porque eu ia fazer de qualquer forma!

Comecei pela guanidina, fiz normalmente. O intuito era aplicar a exxa depois e ainda passar a tintura (tudo no mesmo dia! 30 de dezembro!). Mas depois da guanidina, algo me avisou que eu não devia passar a EXXA. Pulei para a tintura.

Como as escamas estavam abertas, eu resolvi passar a tintura. Misturei a Nutrisse com metade da Contrasti. E para isso havia comprado a água oxigenada de 40volumes, como geralmente se usa as tinturas vermelhas em cabelos escuros. Preparei, passei em todo o cabelo e deixei agir.

Quando comecei a lavar o cabelo, retirando a tinta, percebi que meu cabelo descia com a água, derretendo. Aliás, nem sei explicar direito o que ele fazia. Quebrava por nada, esticava até partir, derretia… Desespero total! Não sabia o que fazer!

Ele partia com o passar dos dedos! Não sabia como pentear! E aquilo acontecia e eu lembrava que ia receber amigos em casa aquele dia.

Tinha vontade de parar de lavar e ficar com a tinta no cabelo, com medo de não cobrar nada se eu continuasse a mexer no cabelo. O chão do banheiro ia enchendo de fios longos e pequenos.

Quando terminei de lavar (não lavei 100%. A água ainda saía vermelha, mas eu tive que parar.) não sabia como fazer para pentear. Percebi que meu cabelo tinha de partido na parte superior, fazendo mechas, e ao longo do comprimento ele estava todo quebrado.

Passei um spray para pentear da Result que era uma maravilha que eu havia descoberto e penteei com muito cuidado. A escova se encheu de cabelo. Passei Óleo Extraordinário Elseve e decidi não escovar.

Passei a noite toda, com os amigos aqui e pensando na besteira que eu havia feito e como eu ia resolver isso.

Dia seguinte fiz uma mega hidratação no cabelo e escovei e chapei o cabelo com muito cuidado e paciência, mas a escova ficou cheia de cabelos quebrados.

Meu cabelo escovado até que disfarçava bem a aparência, mas ficou nitidamente mais ralo (por conta da quebra). A parte da frente também ficou bem prejudicada, cheia de quebradinhos difíceis de disfarçar. Mas escovado ainda dava para olhar. Eu tomava um mega cuidado na escovação mas tudo bem.

Mas molhado, ou seco sem escova, está simplesmente o Ó! Pontas horríveis, mechas bem definidas e visíveis. E a sensação ao toque é muito ruim! Parece que ele continua derretendo nas mãos. Nossa, meninas! Muito ruim!

Intensifiquei o tratamento! Cuido dele pelo menos duas vezes por semana com hidratação ou Umectação, além de usar o Shampoo Bomba com Adeforte e caprichar no óleo Elseve para amenizar a aparência espigada.

A ideia é seguir o Cronograma Capilar, mas no momento estou somente preocupada em tratar, tratar e tratar, com o que eu tenho em casa mesmo.

Tenho anotado com cuidado todos os passos do que tenho feito. Mas o geral é:

  • Uso do Shampoo Bomba com Adeforte;
  • Umectação com óleos de mamona e coco;
  • Hidratação com cremes, óleo de coco e mamona e bepantol líquido;
  • Uso do Imecap Hair (que agora acabou e vou começar a usar outro produto)

No dia 26/01, coloquei um dedo da Tintura Contrasti no creme de hidratação. Meu cabelo ficou com uma cor bonita, mas não agradeceu. Senti regredir em relação ao aspecto dele.

Dia 01/02 fui obrigada a cortar os cabelos. Tirei uns quatro dedos, porque além das pontas estarem estragadas demais, o cabelo ficou muito ralo, por conta da quebra. Achei melhor cortar.

Eu ainda preciso cortar mais no comprimento, e na frente. O corte químico me “fez” uma franja bem mal cortada, e eu preciso coragem para dar um jeito nela. O ruim é que como não pretento relaxar ou progressivar tão cedo, eu não “deveria” estar com um cabelo tão curto na frente!

Bem, o cabelo tem melhorado bastante! Não sei quando vou ter coragem de fazer qualquer química nele. Ele ainda quebra, embora menos do que antes, mas anda caindo demais. Não sei se a queda tem a ver com o fato em si, acho que vários outroa fatores da minha vida favorecem a essa queda, mas o fato é que tem caído bastante e preciso tratar no geral.

Vou enviando posts sobre a situação do meu queridinho com vocês. Beijinhos!

You Might Also Like

0 comentários

Deixe seu comentário aqui!

Seguidores

Google+ Followers