101 Coisas em 1001 dias

Planejando a vida… Caderno de Organização

quarta-feira, março 05, 2014

Olá, borboletas!

Como disse no post 101 coisas em 1001 dias,  ano passado me fez refletir sobre o rumo que minha vida tava tomando (melhor dizendo: não estava)

Terminei o ano muito insatisfeita comigo e cheguei à conclusão que eu tinha que mudar.

Mas tudo estava ruim, Vivi?

Não! Aconteceram coisas maravilhosas em minha vida, mas sabe aquela coisa de crescer? Pois é, não tava rolando.

Até apareceram algumas opções e oportunidades para mim, mas sempre, por um motivo ou outro simplesmente travava.

Os meus projetos não tinham continuidade, não conseguia me dedicar o quanto eu gostaria às coisas, em casa eu tinha uma infinidade de coisas que eu não usava ou eram inúteis e ao mesmo tempo eu tinha uma lista enorme de coisas que eu queria e precisava comprar. Faltava dinheiro e sobravam necessidades e desejos. Cada vez mais eu via as roupas ficarem perdidas porque eu engordava, e várias outras coisas. Fechei o ano muito triste mesmo!

No balanço pessoal de fim de ano, percebi que algo tinha que mudar. Precisava mudar e tinha que começar por mim.

O problema maior, gerador da maioria de todos os outros era simplesmente a minha DESORGANIZAÇÃO. Percebi e decidi que, assim, não poderia continuar!

Acredito que o fato de eu passar a morar sozinha fez as coisas se “agravarem”. Tanto a desorganização como a necessidade de mudar. Agora sou eu! Não há ninguém para me ajudar, ou fazer por mim, ou de quem eu possa esperar ou em quem eu possa por a culpa! hehe

Algumas coisas já estou colocando em prática, e todas elas se entrelaçam quase como sequência uma das outras. E isso é assunto longo. Coisas que vou contando aos poucos, post a post.

Uma das primeiras decisões foi criar o meu Caderno de Organização. Ele serve como um norteador para todo o restante, como um planejamento organizado, ou algo que, como voce registra, você tem a obrigação de cumprir, sei lá!

Várias meninas já adotaram essa dica e, eu realmente estou na fase de abraçar todas as dicas para melhorar minha qualidade de vida!

Bem, cada pessoa se organiza da forma que melhor lhe convenha, visto que temos rotinas diferentes. Mas o meu Caderno de Organização servirá como inspiração para vocês, da mesma forma que o de outras meninas me ajudaram a definir o meu.

Apesar de eu ter planejado o meu Caderno, hoje vejo que deveria ter separado a parte do trabalho no serviço público de todo o restante. E isso se deve a dois motivos: o primeiro é que o restante do Caderno ficou muito pessoal, muito partcular e não cabe em eventos do serviço público. Segundo porque o caderno ficou muito grosso e realmente inviável para carregar para o trabalho, por exemplo. dessa forma, eu, muito provavelmente, vou retirar essa parte.

O Caderno foi montado com a união de quatro cadernos do tipo 1/4 com 96 folhas cada (imagina como ficou?). Comprei um espiral mais largo na papelaria, o mais largo que encontrei, mas ainda acho que não foi o ideal para o número de folhas. Usei as capas de um deles e colei eva gliter preto. Pequei por não passar uma demão de cola branca no eva, porque o gliter se solta com o tempo, principalmente nas bordas com o manuseio. Então, fica a dica!

page

cadernoorg1

Nas primeiras páginas eu coloquei a identificação do caderno; meus dados pessoais; uma espécie de índice; calendário anual e calendário mensal, para que eu possa destacar datas importantes.

Agora, vamos às repartições:

Caixa de entrada:

cadernoorg2

Aqui eu registro o que vou fazer no dia a dia. TUdo o que eu não posso esquecer! Sou uma pessoa que finciona melhor com planejamento, preciso visualizar um esboço ou rascunho. Para tudo! O ato de escrever me ajuda a lembrar mesmo que eu não fique olhando o papel. A lembrança da escrita já ajuda muito!

Trabalho e Aulas de Maquiagem:

 

No serviço público eu lido com as Gerências de Almoxarifado e Patrimônio Públicos e Aulas. Como eu havia dito, essas duas partes, achei melhor deixar fora do Caderno. Provavelmente nos póximos dias eu os tire do caderno. Na verdade, das Gerências já foi providenciado um outro caderno!

ViviMakeup Blog:

cadernoorg3

Esse bloco foi didivido em partes. Na primeira eu anoto os posts que foram publicados, por dois motivos. Para evitar que um post seja feito duas vezes, pricipalmente os de testes. E para evitar que eu foque em um assunto muito seguidamente.

Na segunda parte eu anoto as ideias, sugestões, faço esboços, etc.

ViviMakeup Fanpage:

cadernoorg4

Na página do face eu posto um pouco mais o que os posts do blog, memso porque lá eu lido mais com as vendas. Então aqui é bem parecido com o bloco do blog, mas voltado para o Face.

ViviMakeup Vendas:

Procuro registrar as vendas OnLine e Diretas. Para acompanhar o andamento de cada venda. Se foi On line, tenho que registrar o endereço para envio, as cores ou tamanhos escolhidos, o número de rastreio, acompanhamento da entrega… Se for Direta, registro a data, para acompanhar o pagamento.

ViviMakeup Store:

Aqui registro encomendas, o que devo colocar no ar à venda. Ideias de novos produtos, estoque disponível, etc;.

Compras:

Registro de todas as compras, sobretudo as importadas, para acompanhamento de entrega, avaliação, etc. E registro algumas coisas que compro diretamente também. Mas eu confesso que compro quase tudo pela internet!

Estudos:

cadernoorg5

Esse ano resolvi me dedicar mais aos estudos e crescimento profissional. Então aqui eu faço registro de cronogramas de estudos, cursos em análise, ideias de cursos a fazer, etc.

Finanças:

cadernoorg6

Ponto importantíssimo!

Primeira parte é para registro de gastos diários. Comecei a anotar cada bala que eu compro, cada venda que recebo, tudo! Segunda parte eu colei tabelas de Orçamento Mensal, Anual e COntrole de Cartão de crédito. Esse ano é controle total do dinheiro! kk

Cronograma Capilar:

cadernoorg7

Já tinha resolvido cuidar mais do cabelo, mas o corte químico que sofri no final do ano fez a necessidade aflorar. Aqui registro todos os passos que tenho tido em relação aos cabelos. AInda não tenho um cronograma capilar oficial, mas tenho cuidado dos cabelos sim.

Planejamento:

Registro de Projetos maiores e mais demorados, como algumas mudanças em casa que eu quero fazer.

Wish List:

cadernoorg8

Dividida em duas partes: Necessidades e Desejos.

Esses registros me ajudam a ter noção de como priorizar as compras. Muitas vezes eu comprava algo menos necessário, e depois eu tinha que rebolar para comprar algo que era extremamente urgente. Me enforcava a toa, porque se eu não tivesse comprado a coisa menos urgente era só esperar um pouco mais por ela.

Anotações:

Aqui são as anotações triviais e rápidas. Um número de telefone, um site que achei interessante, um termo que apareceu no meio do estudo e que eu tenho que pesquisar…

Então meninas, esse é meu Caderno de Organização. As capas das divisões eu mesma fiz as montagens e imprimi.

Espero que tenham gostado e que ajude a quem quiser fazer um desses. Como eu disse, cada um adapta à sua vida.

Até mais!

You Might Also Like

0 comentários

Deixe seu comentário aqui!

Seguidores

Google+ Followers