Morando Sozinha

Coisas que não podem faltar em cozinha de solteira!

segunda-feira, novembro 17, 2014

IMAGEM11

Oi, borboletas!

Depois de falar sobre o que não pode faltar em casa de solteira, agora é hora de falar do que é o básico dos básicos em cozinha de solteira.

Você pode estar pensando: “mas eu só como fora de casa!”. Mesmo assim é importante manter a cozinha minimamente funcional.

Aliás, se você é dessas que pensam assim, posso dizer o seguinte:

  • Ou você nunca fez as contas e percebeu que comer em casa é mais econômico;
  • Ou você ainda não teve a ficha caída e percebeu que agora tem que se virar;
  • Ou ainda não se deu a chance de perceber que se virar sozinha tem seus encantos!
  • Ou realmente sua cozinha não está minimamente funcional.

Existem uma infinidade de máquinas e utensílios quase inimagináveis para a cozinha. Mas algumas coisas super simples são extremamente necessárias, práticas e salvadoras da pátria que não podem faltar.

Abridores de latas e garrafas;

Abridores de lata e garrafa

Eu mesma, já perdi as contas de quantas vezes deixei de fazer um prato, simplesmente porque não consegui abrir uma lata! E olha que eu tenho daqueles simples em casa. Acontece que com ele, consigo abrir algumas latas, mas outras parecem a verdadeira caixa preta de avião! Não abrem por nada! 

Por mais que eu invista em embalagens descartáveis, de papel, plástico… inevitavelmente entram latas em casa. Vale a pena investir em bons, práticos e baratos (lógico!)!

 

Amolador de facas

Amoladores de faca

Eu amo facas! (Minha mãe se preocupa com isso!)E gosto delas amoladas!

Quem sempre amolou as facas de casa, foi meu pai. Agora sozinha, tenho trocado de facas (as que eu tenho! Tenho algumas…muitas!) à medida que elas se cegam. Comprei um amolador made in china, mas o danadinho não amola!

Ainda não senti o impacto, porque realmente tenho um número considerável de facas. Mas lógico que é mais fácil e econômico que se invista em amolador do que em facas novas.

 

Ralo, do mais simples;

raladores comuns

Podem falar da praticidade, multifuncionalidades e mais coisas dos processadores. Mas é fato! Você não vai montar tudo aquilo para ralar um pouco de cenoura e beterraba pro almoço seu.

Aí você acaba não comendo salada para não ter que montar, desmontar, lavar, secar, guardar, tudo aquilo.

Muito mais funcional (e barato) ter em casa um ralo simples e manual para as pequenas porções. Quanto menos complicado para usar, lavar e guardar, mais facilmente você usará!

 

Sanduicheira;

Sanduicheiras

Comida preferida dos solteiros não é? Mas não é para viver disso. Mas… outro fato! Garante o café da manhã, lanches rápidos e muito mais! Se a função é só para tostar aquele misto de última hora, pode ser um baratinho mesmo. Mas existem versões que lhe garantem um bife grelhado, por exemplo, e por alguns poucos reais a mais.

 

Microondas:

microondas

O uso deste equipamento exige cuidados, tanto da parte operacional quanto da parte financeira.

Tem gente que até ferve água somente nele! Aí vai depender de quanto custa a energia e o gás no seu orçamento. Eu, de fato, nunca fiz as contas, mas prefiro não usar para tanto.

Mas é uma mão na roda para esquentar um prato, sem ter que sujar panelas e panelas. Descongelar algo que você teve que congelar e claro, aqueles pratos feitos congelados que solteiro adora comprar! Ah! Tem também a pipoca! De microondas é muito mais simples!

Louças específicas para microondas

Louça específica para Microondas

E não me inventa de por metais no microondas! Nem o que pode derreter!

Não adianta ter microondas se não tem recipientes adequados a usar nele! Vale lembrar não só as básicas, mas formas para bolo e pudim, e até mais específicas como para batata chips ou cozinhar ovos.

E não tem essa de que são caros! Made in China… Tem aos montes! Basta verificar! Mas também não vai pechinchar demais porque podem ser golpes!

 

Liquidificador:

Liquidificadores

Suco, massas leves, shakes, sopas, cremes… Coisas simples, que facilitam a vida de todo mundo. Facilitado pelo uso do liquidificador! Não dá para ficar sem um em casa. Investindo em um bom. Faz as vezes de mixer e processador.

 

Isqueiro:

Isqueiro

Tá bom! Seu fogão tem acendedor automático. Ótimo! Mas uma hora ou outra você vai precisar acender alguma coisa. Nem que seja a vela do jantar a dois.  Ou do dia que a energia acabar. Claro que vale a caixa de fósforo, mas eu prefiro o isqueiro. Acho mais prático!

 

Filme plástico:

Filme Plástico

De embalar o seu lanche para o trabalho, lacrar a comida para não passar cheiro para a geladeira, até para enrolar a cabeça com aquela hidrataçãozinha básica… Não se pode deixar de ter!

 

Recipientes próprios para porção única!

Potes pequenas porções

Não adianta! Você mora só! Não vale comprar panela igual a da sua mãe! Tudo tem que se adaptar a você!  Mesmo que você coma para caramba, suas  louças são menores!

Um detalhe prático também, é para congelamento. Não adianta congelar uma “caixa de sorvete” de feijão! A dica é congelar porções pequenas mesmo. E descongelar à medida que vai consumir. O mesmo vale para carnes, etc. Congele porções pequenas e/ou individuais.

Você vai desperdiçar menos comida (porque as sobras e a comida esquenta/requenta a gente acaba jogando fora), economizar gás e energia (porque não tem que descongelar um mundo para comer uma colher). Seu bolso, o meio ambiente, todo mundo agradece!

Claro, os recipientes devem ser próprios para congelador e microondas!

 

Então, meninas e meninos. Acho que de utensílios a lista está bem básica e necessária. Lógico que existem vários equipamentos que facilitam a vida de qualquer um, mas algumas coisas são fundamentais.

Uma boa batedeira, aquele processador para algumas ocasiões, utensílios de mesa específicos… mas isso é para quem realmente vive a solteirice mais como chefe de cozinha.

Espero que tenham gostado e até o próximo post!

Beijos!

You Might Also Like

0 comentários

Deixe seu comentário aqui!

Seguidores

Google+ Followers