Morando Sozinha

Balanço 2014… O que aprendi este ano?

quarta-feira, dezembro 31, 2014

Olá, borboletas!!!

Chegou a hora de avaliar o ano que está acabando e pensar no que devo levar para 2015.

Balanço 2014

O ano de 2014 foi marcante para mim por alguns motivos:

Mudei de ambiente de trabalho. Nossa! Mas isso é tão não é a primeira vez??!!! De fato, mas desta vez foi inesperado, e, todo inesperado causa, no mínimo, estranheza! E comigo foi assim. Me senti estranha, surpresa, medrosa, saudosa e um pouco (…) raivosa! Não era o que eu queria, mas soube lidar com a situação, me adaptar à diversidade, e, graças a Deus, me dar bem com o novo ambiente e equipe.

Passei por um expressivo aperto financeiro. Tá… a pobreza me acompanha desde que nasci, mas esse ano passei por uma situação bem inesperada e indesejada. Além disso, antes, quando eu estava apertada, podia contar com a ajuda dos pais. Agora não, morar sozinha te “impõe” responsabilidades financeiras. As contas são minhas e de ninguém mais!

Várias mudanças ocorreram sobre consciência financeira e acho que o que aprendi esse ano, vou levar para sempre! Eu já estava mudando minha consciência desde que passei a viver só, mas esse ano foi um marco nesse sentido.

Conheci pessoas com história parecida com a minha. O que isso significa? Consegui olhar para a minha situação com o “olhar alheio”. Ver como alguém de fora. Assim, pude entender um pouco melhor o que as pessoas me dizem a respeito, porque pude ver como elas veem. Assim, pude olhar um pouco mais racionalmente para minha situação, e um pouco mais emocionalmente para a situação do outro. Assim pude avaliar melhor e de forma mais real, sem fantasia, sem drama, para a minha situação.

Percebi, na prática, que com esforço, o resultado vem. E percebi isso, no momento que decidi me dedicar aos estudos (o que não durou muito tempo, mas isso vai mudar em 2015!), percebi quando decidi me dedicar mais ao blog, a criar o canal. Vi que com esforço em querer que as coisas aconteçam, elas acontecem. O tempo aparece, o ambiente é criado…

No caso do blog e canal, tenho me conhecido cada dia mais, refletido sobre meus sonhos, desejos e necessidades. E lógico, tenho aprendido muito mais coisas com as pesquisas sobre os assuntos do MB!

Com tudo isso, pude notar que em todos os casos, eu saí da zona de conforto. Entendo como zona de conforto não como uma zona em que tudo esteja perfeito. Mas como uma zona em que nós temos consciência do que é e do que vai ser no capítulo seguinte. Onde você pode ter a noção do que tem que ser feito, como, quando deve ser feito. Mesmo que não seja perfeito, mas você tem consciência da maneira menos desastrosa para enfrentar os obstáculos. E eu perdi essa consciência várias vezes esse ano.

Saí da zona de conforto várias vezes e de várias formas. Lógico que me assustei, mas tive que elaborar e utilizar os planos B, C, D, E…e, no final das contas, hoje me vejo maior, mais forte, mais preparada. Aprendi muita coisa! Valeu a pena! Algumas pequenas lições de 2014:

  • Aprendi a me adaptar às situações adversas;
  • Aprendi a policiar mais os meus pensamentos negativos e cultivar os positivos;
  • Percebi que é preciso me organizar melhor, para produzir mais;
  • Me conscientizei da necessidade de diferenciar as coisas que desejo, que  realmente preciso, e que podem facilitar  ou melhorar a minha vida.
  • Aprendi que com o esforço, o resultado vem;
  • Também aprendi que sem cuidados, os desastres vem;
  • Aprendi a priorizar a dedicação às coisas importantes;
  • Aprendi a analisar melhor as pessoas, e excluir as falsas ou negativas;
  • Fiz novas amizades! Verdadeiras amizades!
  • Aprendi com a frase do meu irmão: Só precisa querer sair da merda, quem está na merda!

Até o próximo post! Até 2015!!!

You Might Also Like

0 comentários

Deixe seu comentário aqui!

Seguidores

Google+ Followers