Beleza Natural

UMECTAÇÃO CAPILAR COM ÓLEO PARA FORTALECIMENTO

segunda-feira, fevereiro 06, 2017

imagem da internet
Oi, gente!
A maioria de vocês já ouviu falar em umectação, não é? Aqui no blog esse assunto já rolou aqui, aqui e aqui. Confiram!
Hoje vou falar de um óleo que tenho usado como fase de nutrição em meus cabelos. Não que eu siga a risca um cronograma capilar mas gosto de sempre umectar os cabelos. Dão um ótimo resultado.
Então, voltando ao meu super óleo da vez, combinei no mesmo amiguinho o óleo de coco, óleo de rícino e o café. Esse último, na forma de pó mesmo.
Mas, Vivi, o que eles oferecem aos cabelos?
Vamos entender um pouco sobre cada um:
O óleo de coco é rico em vitamina E e ácido graxo, e é absorvido imediatamente pelos fios. É recomendado para cabelos secos e seu uso continuo evita o aspecto espigado, seco e pontas duplas, deixando o cabelo macio e sedoso.
Como ele é fino e de fácil e rápida absorção, resolvi colocar ele na mistura para diluir o outro óleo. Por conta dele, também, eu desço com o óleo até as pontas.
O óleo de rícino, ou óleo de mamona, é conhecido por seu princípio laxante, mas... não é esse que nos interessa!
Ele é um óleo espesso e de cheiro um pouco mais intenso, rico em ácidos graxos, tem eficácia no fortalecimento e crescimento dos fios. Por isso, é muito utilizado na raiz dos fios no couro cabeludo, assim como nas sobrancelhas e até, cílios.
Ele tem ação antifúngica e antibacteriana também, o que auxilia no crescimento dos fios livres de fungos e bactérias. Além disso, proporciona muita luminosidade ao cabelo.
O café para os cabelos ganhou fama na receita shampoo bomba com café. Nunca falei dele ou usei, mas facilmente vocês encontram sobre ele na internet! Muita gente fez e avaliou!
O grande lance está na cafeína que auxilia na limpeza do couro cabeludo, além de aumentar a velocidade do crescimento dos fios.
Então... a mistura tem tudo para dar certo, não é mesmo?
Imagem da internet
E aí? Como você fez?
Usei 60 ml de óleo de rícino, 60ml de óleo de coco (no olhômetro mesmo), duas colheres de sopa de pó de café. Deixo “apurar” por pelo menos dois dias e uso na raiz, massageando e levando ao corpo e pontas do cabelo. Deixo agir por pelo menos duas horas e lavo normalmente.
DICAS DA VIVI
Eu aqueço o óleo por 15 segundos no micro-ondas para “ativar” os princípios do café, e se for o caso, derreter o óleo de coco, que solidifica fácil.
O café se decanta e, eu transfiro para outra embalagem com bico que facilite a aplicação na raiz.
Para o corpo e raiz dos fios, eu coloco o óleo na mão e aqueço o mesmo, esfregando as mãos, e assim, espalho no cabelo. Na raiz uso o bico mesmo, mas a massagem no couro é capaz de aquecer o óleo e ativar a circulação sanguínea.
Não se esqueça da massagem do couro cabeludo! Ela faz total diferença!
O pó de café é ótimo para esfoliar o cabelo sem agredir!
Se se cabelo for oleoso, use a metade do óleo de coco.

Espero que tenham gostado!

You Might Also Like

4 comentários

  1. Olá,adorei sua dica,estou procurando formas de dar um up nos cabelos e gostei muito do post,vou testar.Beijos
    https://atelierlilybiju.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode testar que você vai amar! Obrigada pela visita! Beijos!

      Excluir
  2. Legal essa dica Vivi. Eu estou fazendo umectação, mas com o Oleo de Argan mesmo e ja vi um bom resultado!! Vou testar essa sua dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pryscilla, eu amo o óleo de argan! Excelente resultado com ele também. Mas ele, puro, é bem mais caro! Pode testar essa dica que você vai gostar!

      Excluir

Deixe seu comentário aqui!

Seguidores

Google+ Followers