Beleza

LUGAR CERTO PARA GUARDAR SEUS PRODUTOS DE BELEZA!

sexta-feira, julho 13, 2018

A gente investe uma boa grana em nossos produtos de beleza, não é mesmo? Independente do total da sua renda, uma boa porcentagem dela vai para a compra de perfumes, produtos para cabelo, maquiagem, cremes, etc. Não dá para jogar fora!
A gente fica de olho na validade, em mudanças de aspecto, mas, você sabe se tem deixado eles nos lugares adequados?
Guardar os produtos nos lugares errados pode, no mínimo, fazer com que eles percam parte dos seus princípios ativos, o que já é negativo. Mas pode além, disso, acelerar a perda do produto, infectá-lo tornando- o impróprio para uso.
Em primeiro lugar, a regra de todas as regras: quanto mais contato com o ar, mais o seu produto está propenso a perder a validade e/ou eficácia. Portanto, usou, fechou! Nada de esquecer produtos abertos por aí.
Agora, você sabe o local adequado para guardar os seus produtos de beleza? Vem que eu te conto!
Perfumes                                                    
Uma coisa que a maioria das pessoas faz (inclusive eu) é jogar logo a caixa fora, e deixar o perfume exposto, na penteadeira.  Está errado! O melhor amigo do seu perfume é a caixinha dele. O ideal é guardá-lo em um armário dentro do quarto ou em algum local fresco e sempre dentro da caixa original. A embalagem de papel protege da ação direta do sol e mantém o aroma inalterado, sem risco de mudança pelo fato do frasco ter ficado exposto ao sol ou umidade. Se o líquido começar a ficar pegajoso ou oleoso, é hora de jogá-lo fora.
Cremes (faciais e corporais)
O lugar deles é a penteadeira! Aproveite as gavetas da sua penteadeira para guardar os cremes anti-idade ou outros de ação específica (contra manchas na pele, acne). Por terem compostos bastante sensíveis, eles podem ter sua ação modificada se forem expostos ao calor do sol.
Produtos mais fluidos, como os cremes corporais, com pequena concentração de fragrância e usados para refrescar o corpo depois do banho, podem ser mantido sob a penteadeira.
 Já os cremes manipulados devem ser conservados na geladeira, sobretudo se a fórmula tiver algum ativo sensível ao calor. É o caso da hidroquinona e de algumas vitaminas, como a A e a E.
Produtos antiacne
Se o seu dermatologista receitou algo para passar nos seus cravos e espinhas, leia a bula para saber se é preciso guardar o produto na geladeira. Ele não cumprirá sua função se for armazenado numa temperatura e lugar errado.
Gel ou Creme para a Área dos Olhos
Quase nenhum produto de beleza é milagroso. Se o seu creme para amenizar bolsas e olheiras não está fazendo efeito, tente aplicá-lo gelado. O frio irá potencializar sua ação, pois contrai os vasos sanguíneos, reduzindo assim o inchaço e manchas escuras.
Produtos de beleza naturais
Normalmente, os cosméticos orgânicos não contêm conservantes, parabenos e outras químicas que ajudam o produto a durar mais. Guardá-los na geladeira não só aumenta sua vida útil, como os mantêm longe de bactérias.
Produtos para Cabelo:
Xampu e condicionador
Esses produtos podem ficar no box do banheiro sem problemas, já que foram produzidos e testados para aguentar um ambiente quente e úmido, então, o vapor não os afeta. Mas, não devem ser deixados próximos ou no parapeito da janela, expostos ao sol, pois a incidência de raios solares pode afetar alguns componentes.
Além disso, mantenha-os sempre fechados pois a entrada de água além de diluí-los podem diminuir a eficiência dos produtos
Máscaras, leave-ins, géis, ampolas, etc
Diferentemente dos shampoos e condicionadores, formulados já pensando que serão guardados no ambiente úmido do banheiro, eles podem ter sua ação prejudicada se forem armazenados em lugar muito quente. Se quiser deixar tudo à mão, com a penteadeira cheia de dar gosto, tenha o cuidado de instalar o móvel num lugar fresco e seco.
Também devem ser mantidos bem fechados e no caso de máscaras e similares, retire o produto da embalagem utilizando uma espátula (limpa) e não as mãos.

Maquiagem
É preciso tomar muito cuidado ao guardar os itens de maquiagem, pois em locais quentes, a formulação perde água, e os pigmentos podem se compactar, formando crostas sob os produtos, que podem quebrar ou craquelar. Já o sol pode desbotar as cores de sombras, blush e outros.  Resumindo: nada de sol! Mantenha-os em local seco e arejado.
Agora, cada produto tem sua especificidade de armazenamento. A base, por exemplo, deve ser colocada sempre de pé, para não empedrar, assim como o batom, para não descolar da base.
Batom
Caso uma das suas cores preferidas esteja acabando, coloque-a na geladeira. Isso irá deixar o produto mais duro, e quando você aplicá-lo sairá uma quantidade menor. O calor deixa o batom mais cremoso, fazendo com que ele acaba mais rápido. Além disso, a temperatura fria mantém sua cor original.
Maquiagem líquida
Essa regra vale para máscara para cílios, base e qualquer outro make líquido. A validade desses produtos depois de aberto expira em um prazo curto. Mantê-los em uma temperatura fria ajuda na sua durabilidade. Essa dica também se aplica a produtos que você comprou, mas que ainda vai demorar para abrir. Na geladeira eles não irão estragar.
Pinceis de maquiagem
Comprou um kit lindo e quer deixa-lo à mostra? Ou, pela praticidade, deixa na bancada do banheiro, pronto para a hora da maquiagem? Errado!
Lave-os e seque-os regularmente. Mantê-los guardados com maquiagem é o caminho para juntar bactérias.
E guarde-os, longe da umidade do banheiro, e de preferência em local que  não fiquem expostos à poeira e poluição.
Esmalte
A luz solar e o calor podem engrossar a fórmula do esmalte e, às vezes, alterar sua cor. Manter o seu potinho na geladeira ajuda a preservar sua textura e tom verdadeiro.
Com esses cuidados, os produtos estarão longe de mofarem ou de estragarem por algum motivo e você poderá usá-los com segurança até o final da sua validade.

Espero ter ajudado a vocês com este post. Até mais!

You Might Also Like

0 comentários

Deixe seu comentário aqui!

Seguidores

Google+ Followers